Coletivo artístico 1/4 promove evento com performances virtuais neste sábado

By on 30/04/2020

Criado em Lisboa, coletivo nasceu da web unindo lugares e foi pioneiro em proposta de interatividade.

Sua  próxima edição, neste sábado (02), conta com artistas do eixo Brasil – Portugal.

O coletivo iniciou suas atividades em Março, sob quarentena, ao promover web parties. Em seu terceiro mês de vida alarga suas produções para debates e shows. A 1/4 traz artistas e convidados de diversas partes do mundo. A ideia chega o mais perto da sensação de estar de corpo e alma em uma festa, mesmo em ambiente digital – ao beber, dançar, ver os amigos, flertar, enquanto a arte e boa música libertam os participantes conectados.

A festa acontece no Zoom, plataforma onde os convidados apreciam as apresentações ao mesmo tempo que interagem com outros participantes através de suas câmaras e pelo e chat público ou privado. É um evento diverso, além de trazer música, apresenta performances artísticas, projeções e dá abertura para uma troca de arte mundial, visto não haver barreiras geográficas.

 Segundo os produtores, o objetivo é dar leveza ao difícil momento atual, além de se projetar como um hub criativo de artistas que dará espaço a um intercâmbio da arte também em tempos de pós-quarentena, quando os esforços terão de ser redobrados para possibilitar a produção de eventos. Na última semana (21.04) a 1/4 promoveu um debate com coletivos diversos do Brasil e Lisboa para conversar sobre os possíveis rumos do entretenimento.

A últimas edições reuniram participantes de Lisboa, Porto, Paris, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Belém do Pará, Petrópolis, Berlim, Londres, Amsterdam, Bruxelas e Tóquio. A última festa alcançou 100 pessoas em simultâneo e recebeu mais de 450 visitas no total, por vezes tendo uma fila virtual aguardando espaço para aceder à plataforma. As apresentações podem ser encontradas no Twitch  https://www.twitch.tv/bdtaclub/videos onde também é possivel acompanhar as performances, porém sem interação.

O mercado artístico, dos primeiros a retrair com a crise da Covid-19, tem se manifestado de formas inventivas em meio ao caos. A 1/4  vem dar vazão a diferentes formas de arte – música, dança, manifestos – por meio de personalidades distintas. Seu pout-pourri de estilos musicais se conectam pela criatividade, pela iniciativa experimental e por trazer nuances sonoras e independentes, bem como misturar figuras marcantes no cenário LGBTQ+.

Neste sábado (02) e em parceria com a Amazzoni Gin acontece a quinta edição dessa virtual discothèque regada à mix de sensações a partir das 22:00 de Portugal / 18:00 de Brasília.

DJS:

Artéria FM (São Paulo, Brasil)  trava um set de batidas tropicais que nos transportam para os ritmos da floresta

Bicudo (Lisboa, Portugal), nosso querido residente e sua Disco music suculenta.

Amplis (Belo Horizonte, Brasil) das festas Discothèque e Transa faz nossa pista virtual vribrar entre brasilidades e Disco

From House to Disco  (São Paulo, Brasil), da festa paulistana Elas que Lutem empodera um set de house e disco

Natureboy Gold (Berlim, Alemanha)  inflama nossa festa transcontinental e libera beats vigorosos de techno music

Gabriel Schettini (Rio de Janeiro, Brasil) fecha a noite exorcizando todos os demônios com seu set techno-irresistible

PERFORMANCES: 

Kitty Kawakubo (São Paulo, Brasil) revela sua chiquérrima performer Drag Queen

Aretha Sadick (Rio de Janeiro, Brasil), multiartista transvertigenere e queer carioca,  usa as artes visuais, performance e música como plataformas para falar de suas experiências e questionamentos como corpo/pessoa negra na sociedade.

E na próxima quinta (30) a 1/4 lança novidades na sua programação, a 1/4 Jams. Pra começar com o pé direito, a convidada da vez é Larissa Conforto, que apresenta seus sons sintéticos e eletrônicos no projeto ÀIYÉ através do nosso Twitch e Instagram.

Mais novidades em nosso Facebook!

Avatar

About DJ News