Pesquisar
Close this search box.

Presença Festival celebra a diversidade e inclusão cultural

Evento, que tem a curadoria dos artistas Dandara Mariana e Caio Braz, é idealizado pelo publicitário e produtor cultural José Menna Barreto e pela Araucária Agência Cultural. O Presença Festival acontece nos dias 29 e 30 de abril e 01 de maio, em três locais: Circo Voador, Teatro Rival Refit e Centro de Movimento Deborah Colker

 Segundo o dicionário, o conceito de cultura é o “conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, padrões de comportamento, adquiridos e transmitidos socialmente, que caracterizam um grupo social”. No Presença Festival, esse significado ganha um novo simbolismo e se torna uma grande celebração à diversidade, equidade e inclusão. O evento, que acontece nos dias 29 e 30 de abril e 01 de maio, conta com artistas de grupos minorizados na cultura e na arte.

 Idealizado pelo publicitário e produtor cultural José Menna Barreto, coordenador das áreas de comunicação e relações institucionais da Araucária Agência Cultural, o Presença Festival tem a curadoria dos artistas Dandara Mariana e Caio Braz. Com suas vivências, eles imprimem suas identidades no evento que tem como principal característica ser um projeto multisegmentos que chega para contribuir por uma cultura mais diversa e por uma arte mais inclusiva.

 Desde os shows musicais, até às oficinas e bate-papos, o tema da diversidade permeia todo o festival, que surgiu de uma inquietação pessoal em sentir que precisava contribuir de alguma forma para o fim do preconceito contra quem é LGBTQIA+. Percebi que precisava fazer a minha parte por uma sociedade menos preconceituosa e mais respeitosa. Não só com a comunidade LGBTQIA+, mas com pessoas pretas, com mulheres em geral, com pessoas com deficiências e outros grupos e pessoas minorizadas socialmente. Eu encontrei na arte e na cultura o meu lugar de contribuição”, explica José Menna Barreto, idealizador do Presença Festival.

A atriz Dandara Mariana, uma das curadoras do projeto, explica como será sua participação: “Vamos trazer para o Presença Festival uma quantidade enorme de artistas pretos e de artistas mulheres, que são comprometidos e comprometidas contra o racismo e contra o machismo. É importante para sociedade realizarmos um festival como esse, conscientizador”, esclarece a artista.

O comunicador e influenciador Caio Braz faz coro com Menna e Dandara sobre a importância de uma curadoria que dê visibilidade aos grupos minorizados: “Eu sou um homem gay nordestino, sei bem as camadas que o preconceito pode adentrar e machucar. Estamos em pleno 2022 e ainda vemos casos graves de violência contra pessoas LGBTQIA+, contra pessoas pretas, contra mulheres. O Brasil é o país que mais mata travestis e pessoas trans no mundo. As pessoas ainda morrem por serem quem são. Precisamos de mais caminhos conscientizadores na sociedade, para que essas coisas não aconteçam mais, e a cultura é um dos principais deles”, sinaliza Caio.

 Dia 29/4: Uma programação de respeito!

 A programação do Presença Festival começa em 29 de abril, no Circo Voador, a partir das 21h. Neste dia, há um line-up cuidadosamente definido pelos curadores, com artistas renomados do eixo Rio-São Paulo e comprometidos com mensagens conscientizadoras.

 A DJ Tamy Reis, expoente da cultura black music carioca, abre o Presença Festival. Em seguida, a cantora baiana Larissa Luz faz o primeiro ato dos shows, mostrando o seu novo trabalho “Deusa Dulov (Vol. 1)”, centrado nas relações afetuosas e amorosas, principalmente as afrocentradas. Headliner da noite, o cantor Rincon Sapiência mostrará o seu novo trabalho “O Peso das Barras”. A rapper Tássia Reis fará uma participação especial no show de Rincon Sapiência.

O encerramento da noite será com o grupo Samba Que Elas Querem, roda organizada por mulheres musicistas que nasceu de um desejo de protagonizar o sexo feminino no cenário do samba carioca. O show terá participação especial das atrizes Dandara Mariana e Jéssica Ellen.

Nos intervalos dos shows, o coletivo artístico-literário Slam das Minas fará apresentações de batalha de poesia autoral. Além da música, os frequentadores do Circo Voador poderão conferir a exposição de fotografias do “Projeto Identidade”, apresentado pelo BNY Mellon. Idealizada pela atriz Noemia Oliveira e pelo ator Orlando Caldeira, a exposição mostra a importância da representatividade, criando versões negras de ícones culturais, que vão desde Kill Bill até Rapunzel. Entre os modelos nas fotos é possível reconhecer diversos nomes conhecidos, como Sheron Menezzes, Juliana Alves e Erika Januza, por exemplo.

Os ingressos para esta noite podem ser encontrados na plataforma Eventim (www.eventim.com.br ) e o primeiro lote sai a partir de R$50. Quem levar um quilo de alimento não perecível terá ingresso solidário, de acordo com o valor de cada lote. Os alimentos que forem arrecadados serão doados para a Casa Nem, casa carioca de acolhimento LGBTQIA+.

 Dia 30/4: Glamour e conscientização

No dia de 30 de abril é a vez da celebração à cultura Ballroom carioca, mostrando que essa é bem mais que uma cultura de performances underground, mas um ato político de resistência e celebração da diversidade. O Teatro Rival Refit será o local que receberá o Presença Ferve Ballroom, que tem o apoio da HellBall e da House of Cazul, com o tema Disco Elegance Mainstream Ball.

 Os performers da Ball competirão entre si em diversas categorias, como Vogue, Runway, Body, entre outras, em busca de premiações e títulos. Além das performances, haverá também apresentações dos DJs Gui Serrano, Fernanda Fox e Pambelli. Junto com esse timaço de DJs, uma diva underground também se apresentará. Urias será o show principal da noite, e trará toda sua irreverência e sonoridade únicas para o Teatro Rival Refit. Os ingressos saem a partir de R$20 e poderão ser adquiridos no site do festival.

 Dia 01/5: Diversidade e arte para todos!

 O Presença Festival será encerrado no dia 01 de maio com o Mundo Presença, no Centro de Movimento Deborah Colker, na Gávea. Neste dia, haverá oficinas gratuitas de dança (Afro, Stiletto, Vogue), música (Carimbó, Xequerê e Ganzá), literatura, entre outras, além de uma feira de gastronomia e arte, assinada pelo Mercado Livre.

Uma exposição também será montada, onde trabalhos de artes visuais de artistas da vanguarda da arte carioca serão apresentados, entre eles Edu Ribeiro, Rafa Moreira e Clara Rio Branco.

Profissionais mulheres renomadas e representativas estarão entre as ministrantes das atividades, como na Oficina de Roteiro com Luh Maza,  a primeira roteirista trans negra da TV brasileira, e no Masterclass Cinema Negro Feminino, a ser dado por Rosa Miranda, primeira mulher negra, no Brasil, a se formar em licenciatura no curso Cinema & Audiovisual da Universidade Federal Fluminense.

O dia também terá a exibição dos curtas-metragens “Simples Assim”, de Felipe Cabral, diretor e idealizador do FESTU (Festival de Teatro Universitário), “Sem Asas”, com direção de Renata Martins, e “Tea for two”, de Julia Katharine. O roteirista e as duas diretoras irão se reunir para um bate-papo cujo tema é “Cinema e Representatividade” para falarem sobre a importância da representatividade no mercado audiovisual.

Os ingressos para as atividades do dia 01/05 serão gratuitos e respeitarão a lotação do espaço, devendo ser retirados também no site do festival .

O Presença Festival é uma produção da Araucária Agência Cultural. Através do compromisso da produtora em realizar projetos com cunho de responsabilidade social, traz para o Rio de Janeiro um projeto totalmente dedicado para os pilares de diversidade, equidade e inclusão na cultura e na arte.

 Mais informações sobre o Presença Festival podem ser obtidas no site www.presencafestival.com.br.

 Patrocínios e parcerias

 O Presença Festival é apresentado por: XP Inc., Ministério do Turismo, Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Patrocínio Master: Mercado Livre e BNY Mellon. Patrocínio: Liberty Seguros, Grupo Seres e Prefeitura do Rio de Janeiro. Apoio: Delloite, AfferoLab, Grupo Mapma, Delphos e Cadence. Produção: Araucária Agência Cultural. Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

SERVIÇO
Presença Festival
De: 29, 30 de abril e 01 de maio
Ingressos: www.eventim.com.br e www.presencafestival.com.br
Locais:
Dia 29/4 – Circo Voador (Rua dos Arcos, s/n — Lapa)
Dia 30/4 – Teatro Rival Refit (Rua Álvaro Alvim, 33 — Cinelândia)
Dia 01/5 – Centro de Movimento Deborah Colker (Praça Santos Dumont, 2 — Gávea)
Informações: www.presencafestival.com.br

Share the Post:

Related Posts